Membrana Polimérica
Constituídas de cimento, polímeros e aditivos, as membranas poliméricas podem ter comportamento rígido ou flexível.
A aplicação das membranas rígidas é feita em estruturas de concreto armado ou mistas, tais como baldrames, cortinas e reservatórios enterrados. Estes materiais capacitam a estrutura a resistir a pressões negativas, pois se ancoram aos poros e cristalizam-se na superfície da mesma. Por ser um sistema moldado no local, sua aplicação é simples e econômica, dispensando especialização rigorosa da mão-de-obra.
As membranas flexíveis são normalmente utilizadas em estruturas elevadas, próprias para conter água para consumo humano, piscinas e tanques. Em situações corriqueiras, são aplicadas com a mesma metodologia das membranas rígidas. Podem ser aplicadas por projeção em estruturas de grandes dimensões, o que otimiza a aplicação e confere maior segurança ao trabalho de impermeabilização. Neste caso, a aplicação requer pessoal especializado e equipamentos próprios.
A armação das membranas poliméricas pode ser feita com tela industrial de poliéster revestida com PVC, que confere consistência mais adequada ao revestimento impermeabilizante.
Sistema aplicado há décadas na Construção Civil Brasileira, caracteriza-se pela notável relação custo-benefício, especialmente pelo reduzido investimento inicial e boa durabilidade da aplicação.
Voltar