Poliuretanos e Geis Acrílicos Hidroexpansíveis
Nem sempre é possível interromper o uso de equipamentos que contém líquidos, visando reparar infiltrações instaladas. Neste caso, lança-se mão das resinas hidroexpansíveis de poliuretano ou acrílico.
Aplicadas com equipamento especial nas estruturas de concreto que apresentam vazamentos, estes materiais se expandem quando em contato com a água, selando definitivamente as infiltrações.
A espuma de poliuretano tem comportamento rígido. Ela é utilizada para estancar provisoriamente a infiltração e permitir a aplicação posterior do poliuretano flexível, que sela definitivamente a estrutura.
As resinas hidroexpansíveis apresentam apreciável resistência química e podem ser aplicados em tanques que contém efluentes de diversas naturezas. Não alteram a potabilidade da água - são a alternativa perfeita para recuperar infiltrações em tanques que contém água para consumo humano e que não podem ser esvaziados para manutenção, por alguma razão.
Enquanto as resinas de poliuretano são utilizadas preferencialmente em fissuras de estruturas de concreto, os géis de acrílico são mais indicados para situações em que há superfícies inteiras com vazamentos, como lajes de subpressão ou paredes sujeitas a lençol freático.
Ambos os produtos são aplicados com equipamento pressurizado, por meio de bicos de perfuração instalados em furos previamente executados nas porções comprometidas da estrutura. Em casos especiais, podem ser utilizados bicos de adesão, que dispensam furação do substrato a tratar.
Terminada a aplicação, encontrando-se estanque a estrutura, os bicos são retirados, as perfurações restauradas e o excesso de substâncias hidroativas aderido sobre o substrato é também retirado por lixamento ou desbaste com equipamento apropriado.
Voltar