Reforço de Estruturas de Concreto
O reforço de uma estrutura de concreto se faz necessário quando ela não é capaz de resistir com segurança aos esforços solicitantes que lhe são impostos.
São diversas as situações em que este fato se verifica:
-Há o caso de estruturas dimensionadas para um fim específico que passam a abrigar cargas de maior magnitude do que aquelas para as quais foram projetadas. O caso típico é o incremento da classe de um viaduto (ou ponte) ou a transformação em uma biblioteca de um pavimento utilizado para encerrar salas de aula.
-Erros de dimensionamento de estruturas, seja na fase de projeto, seja na fase de execução, podem conduzir à necessidade de reforço do concreto.
-Choques em estruturas de edificações ou obras de arte podem danificar o concreto armado ou protendido, implicando na conveniência de reparar e reforçar em vez de demolir e reconstruir.
Para cada caso, há de se avaliar a técnica a ser utilizada no reforço, levando em conta elementos de segurança, de estética, de lay-out e critérios econômicos.
O reforço pode ser feito pela adição de chapas metálicas à estrutura de concreto, em posições convenientes. Tal procedimento se justifica quando o reforço se destina a compensar esforços de tração, compressão, cisalhamento e flexão.
Quando se necessita apenas de resistência à tração, o sistema de fibras de carbono tem ótima relação custo-benefício. Saliente-se o fato de que a fibra de carbono não altera os aspectos estéticos originais da obra pois, via de regra, não há aumento de seção das peças a serem reforçadas. Este sistema é muito utilizado quando se necessita ampliar a resistência mecânica à compressão de pilares e se lança mão do reforço por cintamento.
Se a estrutura sofreu impacto e fissurou, pode-se recompô-la fisicamente por meio da injeção de epóxi estrutural no interior das fissuras.
Quando o aumento de seção transversal da peça é possível ou desejável, pode-se utilizar o mecanismo de acrescentar armadura adicional à peça estrutural, encapsulando-a por meio de grauteamento ou concreto projetado.
Caso a caso, o especialista em reforço deve dimensionar o trabalho com a(s) técnica(s) mais adequada(s), considerando os diversos fatores que influenciam na sua decisão.
Voltar